Projeto XÔ DENGUE!!!

Marcadores:

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
GERVÁSIO PEDRO ALVES


PROJETO DE ENFRENTAMENTO À DENGUE

Sub-tema
 XÔ DENGUE
                                                                      

PUBLICO ALVO
Escola, pais e comunidade.
                                                                                          
JUSTIFICATIVA   
  
 O Brasil enfrenta uma epidemia de Dengue, que é fato concreto, já que as características são alarmantes e deixa todos assustados com a situação. Desenvolver um projeto que vislumbra a conscientização dos alunos se faz necessário para que atitudes concretas sejam elaboradas e colocadas em prática no espaço coletivo. É no espaço educacional que ações previamente sistematizadas são formuladas e concretizadas com o auxílio dos educadores. Agir de maneira organizada é importante na medida em que discussões proporcionem sustentação teórica, ou seja, toda prática seja acompanhada de informações claras e objetivas para que todos possam tomar ciência da gravidade do problema que o país enfrenta. Por isso é preciso conscientizar os alunos no combate á Dengue para que eles se mobilizem e multipliquem a informação junto aos pais, vizinhos, amigos e familiares. “É também necessário que nossas crianças identifiquem onde está o foco do mosquito, e possam ajudar a combatê-lo”.
É através da Educação que formamos os futuros construtores de um país melhor!

OBJETIVO GERAL

O referido projeto se apresenta de forma interdisciplinar tendo como objetivo desenvolver um movimento de conscientização e ação (preventiva e educativa) sobre a Dengue, através de diferentes propostas de atividades e ações exercidas na escola e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

{     Conhecer o nome científico do mosquito transmissor da dengue;
{     Mobilizar os alunos no combate à dengue através de ações preventivas;
{     Sensibilizar a escola, pais e comunidade sobre a prevenção;
{     Saber que o lixo doméstico está agregado diretamente aos perigos dos potenciais criadouros do mosquito aedes aegypte;
{     Relacionar o acúmulo de lixo em lugares indevidos com a proliferação de doenças infecciosas;
{     Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;
{     Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral,  corporal e artística realizando atividades solicitadas dentro do tema;
{     Conhecer e compreender as características e ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue;
{     Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
{     Fazer um trabalho interdisciplinar, sobre os perigos da dengue, sem abandonar os conteúdos planejados para o bimestre;
{     Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do espaço geográfico em que vive;
{     Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a própria saúde e também à saúde coletiva.

3 – SISTEMÁTICA OPERACIONAL

DESENVOLVIMENTO

Durante o período proposto o Cemei Gervásio Pedro Alves estará mobilizado na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, incentivando pais e comunidade local na importância da prevenção. Será utilizada toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença tão perigosa à nossa saúde.

ESTRATÉGIAS
{      Conversa informal;
{      Pesquisas de campo;
{      Entrevistas;
{      Confecção de cartazes;
{      Músicas;
{      Reportagens;
{      Informática;
{      Dramatização.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

{     Roda de conversa sobre o assunto levando em consideração o que já sabem e o que querem aprender;
{     Leitura de informativo sobre a dengue, aprendendo como surgiu, onde podemos encontrá-lo;
{     Entrevistar adultos que já foram picados pelo mosquito e saber o que fazem para evita-ló;
{     Confecção de um mural dos informativos lidos e apresentados aos alunos;
{     Recorte e colagem de lugares onde o mosquito se prolifera;
{     Desenhar e descrever temas correspondentes alusivos à dengue;
{     Dramatização sobre o tema;
{     Produção de uma paródia sobre a dengue;
{     Cantar músicas sobre a dengue;
{     Passeio pelas ruas do bairro levando conscientização sobre os perigos dengue;
{     Sensibilizar professores e alunos com mostra de vídeos;
{     Motivar alunos com propostas de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias;
{     Confecção do mosquito transmissor da dengue;
{     Fazer ronda pela escola e em sua casa á procura de focos de Dengue.

RECURSOS UTILIZADOS

Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, versos, computador, tintas, lápis de cor, giz de cera, papéis diversos, tesoura e cola, entre outros.

3.1 – AÇÕES/CRONOGRAMA

ETAPAS DE REALIZAÇÃO
ATIVIDADE
PERÍODO PARA EXECUÇÃO DAS PROVAS

Atividades Desenvolvidas nas Unidades Escolares Período: maio a outubro 2011
1. Apresentação e execução do Projeto Enfrentamento à Dengue nas Unidades Escolares para a Comissão Organizadora.
. Elaboração do projeto a partir do dia 05/05.
. Entrega do projeto à SEMEC até dia 18/05.
. Execução na Unidade Escolar: 23/05 a 29/10.
2. Parada Educativa de Enfrentamento à Dengue.
. Período para execução da atividade: de 06/05 a 29/10.
3. Palestra Informativa para a Comunidade.
Junho/julho ou setembro.
4. Criação de Paródia - CEMEIS
. Junho.

5. Criação de Desenho - CEMEIS
. Setembro.



3.2 - RECURSOS

3.2.1 – Físicos

Para a realização do PROJETO NÓS CONTRA A DENGUE será utilizado o espaço físico de nosso Cemei e também as ruas ao redor do mesmo.

3.2.2 – Humanos

Como recurso humano estarão engajados professores e demais membros do Cemei, alunos, pais e comunidade.

AVALIAÇÃO

O processo de avaliação se dará através da participação e envolvimento dos alunos de forma contínua e eficaz; contemplando a realização das atividades propostas, e acompanhando a análise de seu desenvolvimento mediante observação da postura atitudinal.

SUGESTÃO DE MÚSICA
Dengue (Ritmo Jardineira)

Óh, dengue porque estais tão triste?
 Mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "Viver" e esses meninos
que tiraram as Águas pneus de todos (2x)


Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?
eeee que  com esse
movimento até a caixa d'água se fechou
E agora com tudo sequinho
Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)

0 comentários:

Postar um comentário