CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
GERVÁSIO PEDRO ALVES
XÔ DENGUE
PUBLICO ALVO
Escola, pais e comunidade.
JUSTIFICATIVA
O Brasil enfrenta uma epidemia de Dengue, que é fato concreto, já que as características são alarmantes e deixa todos assustados com a situação. Desenvolver um projeto que vislumbra a conscientização dos alunos se faz necessário para que atitudes concretas sejam elaboradas e colocadas em prática no espaço coletivo. É no espaço educacional que ações previamente sistematizadas são formuladas e concretizadas com o auxílio dos educadores. Agir de maneira organizada é importante na medida em que discussões proporcionem sustentação teórica, ou seja, toda prática seja acompanhada de informações claras e objetivas para que todos possam tomar ciência da gravidade do problema que o país enfrenta. Por isso é preciso conscientizar os alunos no combate á Dengue para que eles se mobilizem e multipliquem a informação junto aos pais, vizinhos, amigos e familiares. “É também necessário que nossas crianças identifiquem onde está o foco do mosquito, e possam ajudar a combatê-lo”.
É através da Educação que formamos os futuros construtores de um país melhor!
OBJETIVO GERAL
O referido projeto se apresenta de forma interdisciplinar tendo como objetivo desenvolver um movimento de conscientização e ação (preventiva e educativa) sobre a Dengue, através de diferentes propostas de atividades e ações exercidas na escola e comunidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
{ Conhecer o nome científico do mosquito transmissor da dengue;
{ Mobilizar os alunos no combate à dengue através de ações preventivas;
{ Sensibilizar a escola, pais e comunidade sobre a prevenção;
{ Saber que o lixo doméstico está agregado diretamente aos perigos dos potenciais criadouros do mosquito aedes aegypte;
{ Relacionar o acúmulo de lixo em lugares indevidos com a proliferação de doenças infecciosas;
{ Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;
{ Desenvolver o raciocínio lógico, a expressão oral, corporal e artística realizando atividades solicitadas dentro do tema;
{ Conhecer e compreender as características e ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue;
{ Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
{ Fazer um trabalho interdisciplinar, sobre os perigos da dengue, sem abandonar os conteúdos planejados para o bimestre;
{ Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do espaço geográfico em que vive;
{ Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a própria saúde e também à saúde coletiva.
3 – SISTEMÁTICA OPERACIONAL
DESENVOLVIMENTO
Durante o período proposto o Cemei Gervásio Pedro Alves estará mobilizado na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, incentivando pais e comunidade local na importância da prevenção. Será utilizada toda sua força de trabalho no desenvolvimento de atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se prolifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença tão perigosa à nossa saúde.
{ Conversa informal;
{ Pesquisas de campo;
{ Entrevistas;
{ Confecção de cartazes;
{ Músicas;
{ Reportagens;
{ Informática;
{ Dramatização.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
{ Roda de conversa sobre o assunto levando em consideração o que já sabem e o que querem aprender;
{ Leitura de informativo sobre a dengue, aprendendo como surgiu, onde podemos encontrá-lo;
{ Entrevistar adultos que já foram picados pelo mosquito e saber o que fazem para evita-ló;
{ Confecção de um mural dos informativos lidos e apresentados aos alunos;
{ Recorte e colagem de lugares onde o mosquito se prolifera;
{ Desenhar e descrever temas correspondentes alusivos à dengue;
{ Dramatização sobre o tema;
{ Produção de uma paródia sobre a dengue;
{ Cantar músicas sobre a dengue;
{ Passeio pelas ruas do bairro levando conscientização sobre os perigos dengue;
{ Sensibilizar professores e alunos com mostra de vídeos;
{ Motivar alunos com propostas de atividades criativas e utilização das mídias e tecnologias;
{ Confecção do mosquito transmissor da dengue;
{ Fazer ronda pela escola e em sua casa á procura de focos de Dengue.
RECURSOS UTILIZADOS
Textos informativos, jornais, revistas, vídeos, sucata, passeatas, paródias, dramatização, versos, computador, tintas, lápis de cor, giz de cera, papéis diversos, tesoura e cola, entre outros.
3.1 – AÇÕES/CRONOGRAMA
ETAPAS DE REALIZAÇÃO | ATIVIDADE | PERÍODO PARA EXECUÇÃO DAS PROVAS | |
Atividades Desenvolvidas nas Unidades Escolares Período: maio a outubro 2011 | 1. Apresentação e execução do Projeto Enfrentamento à Dengue nas Unidades Escolares para a Comissão Organizadora. | . Elaboração do projeto a partir do dia 05/05. . Entrega do projeto à SEMEC até dia 18/05. . Execução na Unidade Escolar: 23/05 a 29/10. | |
2. Parada Educativa de Enfrentamento à Dengue. | . Período para execução da atividade: de 06/05 a 29/10. | ||
3. Palestra Informativa para a Comunidade. | Junho/julho ou setembro. | ||
4. Criação de Paródia - CEMEIS | . Junho. | ||
5. Criação de Desenho - CEMEIS | . Setembro. |
3.2 - RECURSOS
3.2.1 – Físicos
Para a realização do PROJETO NÓS CONTRA A DENGUE será utilizado o espaço físico de nosso Cemei e também as ruas ao redor do mesmo.
3.2.2 – Humanos
Como recurso humano estarão engajados professores e demais membros do Cemei, alunos, pais e comunidade.
AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará através da participação e envolvimento dos alunos de forma contínua e eficaz; contemplando a realização das atividades propostas, e acompanhando a análise de seu desenvolvimento mediante observação da postura atitudinal.
SUGESTÃO DE MÚSICA
Óh, dengue porque estais tão triste?
Mais o que foi que te aconteceu?
Foi o "Viver" e esses meninos
que tiraram as Águas pneus de todos (2x)
Óh, mosquitinho Qual é a sua dor?
eeee que com esse
movimento até a caixa d'água se fechou
E agora com tudo sequinho
Não tenho mais onde botar ovinhos (2x)
0 comentários:
Postar um comentário